Novo disco dos Cure lidera Top 10 britânico e vende mais do que os outros todos juntos
“Songs of a lost world” interrompeu silêncio de 16 anos da banda de Robert Smith e supera artistas como Charli XCX ou Sabrina Carpenter. Há 32 anos que os Cure não chegavam a número um do top.
Corpo do artigo
Depois de ser aclamado pela crítica, o primeiro disco do grupo de rock gótico The Cure em 16 anos está a transformar-se num sucesso absoluto de vendas.
Altamente antecipado, “Songs of a lost world”, que foi oficialmente editado no dia 1 de novembro, lidera agora o Top 10 de discos mais vendidos do Reino Unido. E está a deixar a concorrência a grande distância.
Segundo o relatório da Music Week, o álbum da banda de Robert Smith já superou os 40 mil exemplares vendidos – e, desses, 37 mil foram adquiridos em formato físico (vinil ou CD).
O recorde tem ainda outros contornos: há 32 anos que os Cure não chegavam ao 1.º lugar do top de álbuns do Reino Unido, alcançado anteriormente em 1992 com “Wish”, que contém o super-êxito “Friday I’m in love”.
A avalancha de sucesso do grupo rock criado há 45 anos (“The imaginary boys”, disco de estreia, foi editado em 1979) é surpreendente: “Songs of a lost world” está a vender mais do que os restantes nove artistas do Top 10 juntos, numa lista que inclui colossos da pop e do rap como Charli XCX, Sabrina Carpenter ou Tyler The Creator.
Concerto de três horas no YouTube
O 2.º lugar do top britânico é atualmente ocupado por “Short n’ sweet” (Sabrina Carpenter), que vendeu cinco mil unidades na última semana. Tyler está em 3.º com 4,4 mil discos vendidos de “Chromakopia”, seguindo-se “Brat” (Charli XCX) e “The rise and fall of a widwestern princess” (Chappell Roan).
O 14.º álbum de estúdio dos Cure foi lançado durante um espetáculo ao vivo no clube The Troxy, em Londres. transmitido em streaming para todo o mundo e ainda disponível no YouTube.
A gravação dura mais de três horas e percorre todas as canções do novo disco, além de êxitos intemporais como "Boys don't cry", "Just like heaven", "Pictures of you", "A forest", "In between days" ou "The love cats".