"Da Lusitânia a Portugal - Dois mil anos de história" vai ser apresentado já neste sábado, às 17 horas, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. O livro marca o regresso de Diogo Freitas do Amaral às obras de cariz histórico.
Corpo do artigo
A 60ª sessão do "Porto de Encontro", ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora, vai ser protagonizada por Diogo Freitas do Amaral.
No auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Freitas do Amaral vai falar com os leitores sobre a sua mais recente obra, "Da Lusitânia a Portugal - dois mil anos de história".
Com um forte cariz didático, o livro sintetiza os principais acontecimentos que ajudaram a construir a história e a identidade portuguesas, antes mesmo da proclamação da independência, em 1143.
Eminente jurista, professor universitário e um dos históricos fundadores do CDS, Diogo Freitas do Amaral ocupou ao longo dos anos diversos cargos políticos de relevo, desde ministro dos Negócios Estrangeiros a presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Na sessão também vai participar Isabel Pires de Lima, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e antiga ministra da Cultura.
Criado há seis anos, o "Porto de Encontro" já atraiu ao longo desse tempo mais de 17 mil espectadores em sessões realizadas em diversos espaços da cidade, como a Casa da Música, o Teatro Rivoli, a Casa das Artes ou o Teatro Nacional São João.
Entre os convidados de sessões anteriores estão nomes como Luis Sepúlveda, Rosa Montero, Gonçalo M. Tavares, Mário de Carvalho ou Valter Hugo Mãe.