O filme "Star Wars: O despertar da força" bateu recordes de bilheteira no fim de semana de estreia nos Estados Unidos e no Canadá e arrecadou 238 milhões de dólares (218,9 milhões de euros).
Corpo do artigo
A informação foi avançada, este domingo, pela "Hollywood Reporter".
O filme de J.J. Abrams bate assim o "Jurassic World", cujas receitas de bilheteira no primeiro fim de semana de estreia, em junho, atingiram os 208,8 milhões de dólares (192 milhões de euros).
Já a nível mundial, o novo "Star Wars" recolheu, em receitas de bilheteira desde a estreia, 517 milhões de dólares (475,5 milhões de euros), um valor inferior ao arrecadado pelo "Jurassic World", de 524,9 milhões de dólares (482,8 milhões de euros).
Na quinta-feira, o filme bateu recordes de receita na estreia e arrecadou 57 milhões de dólares (52 milhões de euros) nas salas de cinema dos Estados Unidos e Canadá, batendo o recorde anterior, de 43,5 milhões (40 milhões de euros), que pertencia ao segundo filme da série "Harry Potter", de 2011.
Segundo a Disney, a produtora do filme, atendendo aos números já apurados das vendas de bilhetes de sexta-feira, tudo aponta para um total de 100 milhões de dólares (91,9 milhões de euros) em 24 horas, o que será um novo recorde na indústria.
O filme da série Harry Potter de 2011 somou, no primeiro dia de exibição, 91 milhões de dólares (83 milhões de euros) nas bilheteiras dos EUA e do Canadá.
"Star Wars: O despertar da força" estreou esta semana em diversos países, incluindo Portugal, batendo recordes em países como o Reino Unido, Alemanha, Noruega ou Suécia.
A Disney acredita que o filme poderá superar os 200 milhões de dólares (183 milhões de euros) em venda de bilhetes no primeiro fim de semana de exibição.
"O despertar da força", realizado por J.J. Abrams, é o sétimo filme de uma série idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espetadores ao longo dos últimos 40 anos.
A rodagem foi entregue a J.J. Abrams, produtor da série televisiva "Perdidos" e realizador, entre outros, de "Missão Impossível" e do renovado "Star Trek".
O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2013 por quatro mil milhões de dólares.
De acordo com o "New York Times", a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) e uma previsão de 5 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros) por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.