Disponível a partir desta sexta-feira em todas as plataformas, "Aguarda-me" é um tema que resulta da colaboração entre André ViaMonte & Paulo Ribeiro. A canção faz parte do álbum "De Vez", com lançamento agendado para maio de 2025.
Corpo do artigo
"Aguarda-me", o quinto single do novo disco de André ViaMonte, em colaboração com Paulo Ribeiro, é um tributo poético à memória e às raízes que nos unem. A canção surge como um convite à reconexão com as histórias familiares e culturais, celebrando a força do trabalho da terra, a resiliência de quem a cultiva e a riqueza das tradições que atravessam gerações.
O tema nasce do encontro entre as memórias de infância de Trás-os-Montes, de ViaMonte, e o Alentejo de Paulo Ribeiro, procurando unir geografias e experiências numa mesma raiz emocional. Através dos símbolos que marcaram as suas infâncias – o pássaro do cuco, que transporta ViaMonte para os momentos com o avô, e o miolo do pão, que evoca em Paulo Ribeiro as lembranças da avó – a canção torna-se uma celebração da ligação entre gerações.
Mais do que uma homenagem à memória e à saudade, "Aguarda-me" é também "um tributo ao árduo trabalho da terra, ao espírito resiliente de quem a trabalha e à riqueza das suas tradições". O tema conta com a participação do Coro Alentejano de Pias, um dos agrupamentos mais sólidos do cante alentejano.
Parte das receitas da canção será doada à Associação Coração Amarelo, como homenagem a todos aqueles que, "com a sua força de vontade, ajudam a despertar consciências e a tornar o mundo um lugar mais sensível e humano", adianta a promotora do artista.
Com temas inteiramente em português, "De vez", novo disco de André Viamonte, será composto em exclusivo por duetos e conta com participações especiais de Mimicat, Ana Bacalhau, Paulo Ribeiro, Mari Segura, Pedro do Vale, Janeiro e Matu Miranda. A produção está a cargo de Francesco Meoli.