Helena Sarmento é a próxima protagonista do ciclo Portugal a Gosto. A fadista vai apresentar na Casa da Música temas que revisitam um percurso discográfico iniciado em 2011.
Corpo do artigo
A série de concertos Portugal a Gosto prossegue já amanhã na Casa da Música. Acompanhada por Yuri Reis (viola de fado), Pedro Martins e João Martins (guitarra portuguesa), a fadista Helena Sarmento vai subir ao palco da Sala 2, às 18 horas, para revisitar temas extraídos dos quatro discos que lançou desde 2011.
Apesar de apaixonada pelo fado, a artista, que reside no Porto desde 2004, convoca também outras sonoridades e influências para as suas canções. É disso exemplo o seu próximo disco, cuja campanha de financiamento coletivo para a gravação já decorre. Com o título de “Tanto mar”, o álbum procura ser uma viagem entre o fado e a música tradicional brasileira, elegendo a poesia e o sentimento como bússola da travessia.
No final do mês passado, a artista estreou o seu mais recente videoclipe. Gravado nas caves Niepoort, “Partida” procura trazer à tona, nas palavras da própria, “a riqueza cultural do fado e um mergulho nas profundezas de uma separação emocional”.
Os bilhetes para o concerto custam 14 euros.