"Se me quiseres eu estou aqui/ Pronto p'ra recomeçar/ E vou dar o melhor de mim/ P'ra te fazer acreditar". Este é o refrão do tema "Para sempre" no novo álbum de Tony Carreira, intitulado "Recomeçar", que chega hoje às mãos do público. Esteve para sair no Natal passado, não fosse a tragédia que atingiu a família tê-lo deixado para segundo plano.
Corpo do artigo
O disco chama-se "Recomeçar" e resume muito do que o artista viveu no último ano. Reescrito, o trabalho apresenta muitos temas que são assumidamente uma homenagem à filha Sara, que morreu a 5 de dezembro do ano passado. Nas palavras de Tony, "só dois ou três temas" transitaram do anteriormente planeado. "É um álbum com uma história, infelizmente, completamente diferente de todos os outros, porque um disco é muito o reflexo daquilo que a gente ouve, daquele momento em que o gravamos, as influências que temos, daquilo que estamos a viver", resumiu o intérprete numa das entrevistas televisivas mais recentes. Por se tratar de um objeto especial, "é o primeiro álbum em que não tenho uma fotografia na capa, é todo branco".
"Para sempre" é quase uma exceção num repertório com esta natureza. Tony partilha a autoria com Tiago Machado, Nuno Ribeiro e Paulo Martins e inspira-se no guião da telenovela homónima da TVI, que o tem como genérico. Fala de sentimentos e de paixão, não fosse o artista um especialista em canções de amor. Mesmo reconhecendo-se um homem diferente depois da partida da filha que nomeava como sua princesa, vítima de acidente de viação, e de ter também sofrido um enfarte do miocárdio a 23 de junho.
Concerto em Lisboa
Com o regresso aos estúdios e à música, aos 57 anos, Tony Carreira reergueu-se, mesmo que ainda afetado pela tristeza que continua a toldar as suas palavras em público e marcou as novas canções de "Recomeçar", num total de 14 faixas. "A minha dor é igual à deles [pais que perderam filhos], mas a música tem uma cena mágica. O meu refúgio nesta dor foi o estúdio, foi lá que eu me fechei, por vezes, para chorar", referiu o mês passado, no "Jornal das 8" da TVI, no dia em que foi apresentado como exclusivo da estação.
O carinho dos fãs nos concertos conforta-o, e é nos palcos que diz sentir-se melhor. Amanhã à noite, será na Altice Arena, em Lisboa, cumprindo o espetáculo inicialmente agendado para 14 de março de 2020 e que a pandemia adiou. "Sem vocês não sei se estaria vivo neste momento", declarou Tony Carreira há quase um mês ao público que o viu no Multiusos de Guimarães. O regresso ao mítico Olympia de Paris está marcado para 22 de janeiro e o músico já desejou um novo ano com agenda cheia.
Com uma carreira de 33 anos, Tony Carreira lançou o primeiro disco de originais, "É verão Portugal", em 1991, com "Meu herói pequeno" dedicado a Mickael, o filho mais velho, que lhe seguiu os passos, tal como David e Sara.