É um novo projeto musical, com raízes em Gaia e nutrido pela amizade de dois Rodrigues, Nuno e Victor, semelhantes de nome, familiares na música e na criação artística. Com José Teixeira juntaram-se sob a designação de Turbo Tourists e dão-se a conhecer com uma homenagem a um amigo.
Corpo do artigo
O single de lançamento dos Turbo Tourists saiu à meia-noite de 26 de abril. "For Gino" é uma homenagem a um amigo "que desapareceu demasiado cedo" e que traz uma identidade musical definida. "Somos um trio com alma e chispa" e uma "estética invulgar", dizem.
Os primeiros 30 segundos de “For Gino” são uma manifestação de intenções dos Turbo Tourists: as palmas e o ritmo de Victor Rodrigues e os graves de José Teixeira juntam-se numa harmonia soterrada pela entrada da guitarra de Nuno Rodrigues. “Somos turistas do som”, diz Nuno, tentando justificar o nome da banda. “Fazemos músicas melódicas com apontamentos de distorção”, acrescenta.
Um baixo, uma guitarra, uma bateria e uma voz e apenas três músicos. Victor Rodrigues toca bateria de pé e dá ao grupo a amplitude de uma voz maturada por 30 anos de música; irmão da arte há três décadas, Nuno Rodrigues, na guitarra, e José Teixeira, nas quatro cordas, complementam-se num projeto que abre caminho, com "For Gino", para um álbum que chegará pelo estio.
Mas os Turbo Tourists são mais do que amigos a fazer música. "Num tempo tão conturbado, em que a vida vale tão pouco e a morte é ainda mais barata, é urgente a partilha da paz, do amor, da tolerância, da fraternidade e da amizade através da música", defendem numa publicação no Facebook.
"É urgente transcender a ignorância. A música, cultura e arte são o caminho", argumenta o trio, há vários meses a burilar a música que agora chega a todo o mundo, através de um dispositivo com acesso ao YouTube, Bandcamp, AppleMusic, iTunes, Spotify, Amazon music, Deezer, Tidal ou Vevo.