Traduzido livremente significa: pensas, logo podes arriscar. Mas o conceito pode também ser traduzido de outra forma: se tu não vais à empresa onde queres trabalhar, a empresa vai até ti. Ou, de outra forma ainda, trata-se de forjar o acaso: estar no sítio certo, à hora certa, com as pessoas certas.
O So Pitch é um evento de net working que junta empresários sem fato e candidatos sem currículo em papel para uma espécie de casting. Cada candidato tem dois minutos para provar o que vale, partilhar o que o apaixona, o que o move, o que o transforma numa proposta de valor para uma empresa, ou seja, dois minutos para mudar de vida.
As candidaturas para a terceira edição do So Pitch abriram no dia 2 de Março. Excepcionalmente, e porque a terceira edição do evento coincide com o ano em que Braga é Capital Europeia da Juventude, o So Pitch decorrerá só naquela cidade, que é, de resto, a sua cidade natal.
Esta edição dará continuidade ao trabalho desenvolvido nas duas edições anteriores, das quais resultaram em mais de80 oportunidades de negócio (entre pessoas que foram contratadas, pessoas a colaborar com empresas como freelancers ou empresas que foram criadas) e na promoção do contacto entre os mais de 900 candidatos nos castingse os 240 empresários em Braga e no Porto. Esta edição compreende quatro as áreas de trabalho: Marketing e Comunicação, Tecnologia, Comercial e Design. Mas há sempre também espaço para talentos que não se enquadrem em nenhuma destas áreas.
As regras mantêm-se: os candidatos inscrevem-se no site do So Pitch ( http://www.sopitch.com/) ou na página do facebook do evento ( http://www.facebook.com/SoPitch) preenchendo um questionário que será usado pela organização para seleccionar os candidatos mais aptos para a fase de castings. Na fase seguinte, os candidatos seleccionados têm dois minutos para se apresentarem como mais valias para o mercado de trabalho perante um júri de recrutadores e empresários experientes que escolhem os melhores e mais bem preparados. A terceira fase do evento junta os 64 finalistas apurados nos castings (16 por cada área de trabalho) com 101 empresários extraordinários, em mesas redondas para que possam apresentar-se e responder às questões colocadas por quem os pode recrutar.
A organização deste ano volta a estar a cargo da Spark Agency, agência de criatividade que faz estalar activação em pessoas e empresas, liderada por Miguel Gonçalves, e do Factory | Business Center & CoWork, centro de negócios out-of-the-box da cidade de Braga. A organização conta ainda com o apoio de Braga 2012 Capital Europeia da Juventude.
