Em cena no palco do Teatro Nacional São João entre quinta e domingo, "Bernardo Santareno x 2" permite o reencontro com a obra do dramaturgo.
Corpo do artigo
Muito provavelmente o dramaturgo português mais significativo do século XX, Bernardo Santareno está no centro da programação desta semana do Teatro Nacional São João (TNSJ). Entre hoje e domingo, vai estar em cena “Bernardo Santareno x 2”, título genérico de uma proposta que faz subir ao palco portuense as peças “A promessa” e “O pecado de João Agonia”.
“O talento obsessivo e sombrio” de Santareno, como o designou Jorge de Sena, atravessa estes dois textos que, seguindo caminhos distintos, convergem no mesmo tom: a oposição a um sistema opressivo, através do questionamento da natureza sexual (a homossexualidade) e religiosa (a culpa, o sacrifício).
Escritas entre o final da década de 1950 e o início da seguinte, ambas as peças seriam alvo da censura da época, devido às pressões feitas pela Igreja Católica.
João Cardoso dirige esta coprodução entre a Assédio e o TNSJ, que pode ser vista de hoje a sábado às 19 horas. No domingo, a sessão realiza-se às 16 horas, seguida de uma conversa mediada por Mónica Guerreiro.
O custo dos bilhetes varia entre os 7.50 e os 16 euros.
Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, Porto