Série "Maradona no México" recorda o ídolo argentino pouco antes do trágico fim.
Corpo do artigo
Tudo em Diego Armando Maradona era excessivo. A começar no talento quase descarado que lhe permitia fugir dos adversários com uma desfaçatez não menos do que desarmante.
Para compensar o talento divino, "El Pibe" tratou de ser humano - ou seja, falível - em tudo o resto. A começar na sua caótica vida pessoal, com uma infinidade de escândalos cujos efeitos, infelizmente, perduram para lá da sua própria morte, como é percetível através das ferozes disputas legais ainda em curso por parte da multidão de parentes (e não só) que reclamam um quinhão da sua recheada herança.
O processo destrutivo em que o talentoso futebolista argentino incorreu a partir do Mundial de 1990 foi tão intenso que, ao longo das três décadas seguintes, poucos terão sido os momentos em que voltou a experimentar alguma alegria enquanto homem do futebol. A derradeira vez em que isso terá acontecido foi entre 2018 e 2019, menos de dois anos antes do seu desaparecimento.
Penduradas as botas, o antigo astro procurou ser treinador. Os resultados foram pouco menos do que desastrosos, com uma acumulação de derrotas, no mínimo, embaraçadora para quem foi um dos melhores praticantes da História.
A única exceção a essa razia foi a sua passagem pelo futebol mexicano, que deu origem a uma série na Netfllix.
Ao aterrar em Sinaloa para treinar a equipa local, todos viram a contratação como uma piada de mau gosto. Ou não fosse naquele local que operava o maior cartel de droga de todo o México, um cartão de visita não lá muito recomendável para quem enfrentou todo o tipo de dependências.
Contra todas as probabilidades, Maradona conseguiu pôr a modesta equipa local a jogar como há muito não se via. Unido em torno do carisma do seu treinador, o plantel inteiro encarou cada partida como a oportunidade de uma vida, acalentando a esperança de subida de divisão. É essa crença comovente de jogadores medianos num treinador também ele sofrível, mas dotado de uma aura única, que faz de "Maradona no México" uma série tão recomendável.