Algumas livrarias espanholas esgotaram os seus stock de livros de José Saramago desde a morte do escritor, na sexta feira, vendendo principalmente títulos como "Caim", "Ensaio sobre a cegueira" e "A Viagem do Elefante".
Corpo do artigo
"Esgotámos todos os livros que tínhamos em stock do José Saramago", disse à Lusa uma fonte da Loja do Livro na rua de Alcala, em Madrid.
"Houve muita procura nos últimos dias e estamos à espera de mais livros só na próxima semana", explicou.
O mesmo ocorreu no caso da loja do mesmo grupo na Gran Via, uma das mais movimentadas da cidade, onde as vendas de livros do escritor português registaram aumentos importantes.
"Colocámos uma mesa em destaque com todos os livros que temos dele em oferta. Tem havido muito mais vendas", explicou um responsável da loja sem especificar números.
A procura tem sido tanto em relação a livros mais recentes como a títulos que há muito não se procuravam, o que leva a antecipar que "Saramago vai voltar ao top 10 de livros mais vendidos, com um ou dois títulos", acrescentou a mesma fonte.
"As vendas dispararam muito. É um efeito que ocorre com a maioria, mas Saramago é um autor muito vinculado a Espanha, que viveu aqui e que por isso suscita ainda maior interesse", explicou.
"Não se trata só das vendas dos livros mais recentes, mas a procura é grande em torno a toda a sua bibliografia, incluindo títulos mais parados que já não vendíamos muito", disse.
Livros como "Levantado do Chão", "História do Cerco de Lisboa", "Homem duplicado" ou "Viagem a Portugal" já esgotaram.
"É um fenómeno que pode durar vários meses e que no caso de Saramago se pode alargar ainda mais. Já fizemos pedidos urgentes de alguns livros", disse.
A Casa do Libro, uma das maiores livrarias de Espanha, coloca em destaque a obra de José Saramago, com um link na primeira página da sua loja online com o título "José Saramago, 87 anos de lucidez".
Entre os 60 livros oferecidos, a loja disponibiliza pacotes especiais como a combinação entre a edição especial "Uma jangada de pedra para o Haiti" e "Caim", por 33,50 euros, ou a combinação entre "Ensaio sobre a Cegueira" e "A Viagem do Elefante", por 18,90 euros.
Na loja da FNAC no centro de Madrid também houve aumento nas vendas, ainda que o responsável se tenha escusado a precisar dados concretos.
"Houve uma maior procura desde o fim de semana", explicou um vendedor à Lusa.
O mesmo ocorre nas lojas de livros do El Corte Inglés com mais vendas, por exemplo, na loja na Puerta de Sol ou nas suas vendas online e por telefone.