Financiada pelo Programa de Recuperação e de Resiliência, a intervenção vai demorar 10 meses e incide sobretudo na substituição do telhado.
Corpo do artigo
As obras de conservação e restauro do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, vão avançar nos próximos dias, implicando um investimento global de 1,3 milhões de euros.
Com financiamento assegurado pelo PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, a empreitada tem um prazo de execução de 10 meses e visa a substituição integral do telhado do Palácio dos Carrancas (onde se encontra instalado o museu), assim como a revisão do telhado do edifico técnico e a revisão integral de todos os vãos exteriores das janelas e portas.
A intervenção vai passar ainda pelo tratamento e pinturas de portadas, pintura integral dos paramentos do edifício e a conservação e restauro do painel de azulejos do Picadeiro. Durante a execução da intervenção de conservação e restauro, o Museu Nacional Soares dos Reis irá manter-se aberto ao público e em pleno funcionamento.
O gabinete de comunicação do museu adianta que foi delineado um plano de trabalho que vai procurar "minimizar o impacto das obras no circuito de visitas do espaço".