Depois do Porto, a exposição "A arte dos versos", integrada nas comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, chega à Biblioteca Municipal do Fundão.
Corpo do artigo
Nasceu José Fontinhas, na Póvoa da Atalaia, mas foi como Eugénio de Andrade que o seu nome ficou imortalizado. Desde o início do ano, o centenário do seu nascimento tem vindo a ser celebrado um pouco por todo o país.
O poeta, que escolheu o Porto como a sua casa, nos anos 50, faleceu em 2005, deixando para trás um forte legado poético, que se traduziu em 34 obras.
A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, aliou-se ao Museu e Bibliotecas do Porto na segunda montagem da exposição “Eugénio de Andrade: a arte dos versos”.
Arnaldo Saraiva acompanhou a curadoria feita por Jorge Sobrado e Rita Roque, colocando em relevo vários objetos artísticos doados pelo autor ao município do Porto, como manuscritos, fotografias e originais escritos à máquina. Estarão ainda expostos vários cadernos e livros do escritor para consulta.
A homenagem estará patente até ao dia 18 de novembro, com entrada gratuita. Pode ser visitada durante o horário de funcionamento da biblioteca.
Biblioteca Municipal do Fundão
Rua Conselheiro José Alves Monteiro, 11, Fundão 11, Fundão