Comemoração dos 25 anos de disco seminal da banda portuense é ponto alto do novo Palco Tejo, apresentado esta terça-feira.
Corpo do artigo
Faltam menos de 60 dias para a edição comemorativa dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa, e as novidades não param de surgir. Num ano especial, com nova localização e ambiente celebrativo, o festival apresenta mais um palco de música – o Palco Tejo –, apadrinhado pelos Ornatos Violeta para assinalar de forma especial os 25 anos da edição do seu icónico segundo álbum, “O Monstro precisa de amigos”.
A apresentação do novo espaço foi feita esta terça-feira em Lisboa, na nova casa do Rock in Rio, no Parque Tejo. Com o nome da zona que acolhe a edição deste ano, o estreante Palco Tejo nasce para integrar “novas promessas da cena nacional e internacional, bem como referências de peso já consagradas”, explicou a organização. Tudo parte de uma “estratégia” do festival, que consiste em ter cada vez menos “diferenças de peso de nomes e estruturas nos palcos”, o que na nova localização será particularmente valorizado.
Apadrinhado pelos Ornatos Violeta, que ali realizarão o concerto dedicado ao seu disco seminal, o novo palco vai ainda acolher nomes como Blind Zero, Capitão Fausto, Danni Gato, Fonzie, Mc Cabelinho, Neyna, Peste & Sida, ProfJam, The Legendary Tigerman, Veigh, foi agora revelado. A estes juntam-se os já anunciados Iñigo Quintero, Lauren Spencer Smith e Rival Sons.
Nomes por dias
Ao anunciar o Palco Tejo, a organização desvendou também o respetivo alinhamento diário. Assim, no dia 15 de junho atuam os Blind Zero, Peste & Sida e The Legendary Tigerman, que se juntam aos já anunciados californianos Rival Sons. No dia 16, os Capitão Fausto e Neyna são as novidades para o palco novo do Rock in Rio, e juntam-se aos já confirmados Iñigo Quintero e Lauren Spencer Smith.
No segundo fim de semana, o espaço recebe, a 22, os seus “padrinhos” Ornatos Violeta, bem como os Fonzie; e a 23 de junho, a festa é dos mais jovens, com Danni Gato, MC Cabelinho, ProfJam e Veigh.
Segundo a vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, era uma vontade antiga da promotora a criação de mais um palco dedicado à música, dando espaço a mais artistas portugueses e internacionais. “A mudança para o Parque Tejo-Lisboa permitiu esse crescimento, e foi ótimo que acontecesse também no ano em que o festival comemora 20 anos aqui em Portugal. É um presente de aniversário, e mais um motivo para celebrar”, frisou.
“O Monstro” e os muitos amigos
Entre referências mais antigas (Blind Zero, Peste & Sida, Fonzie) e mais recentes (Capitão Fausto, ProfJam) da música portuguesa, o maior ponto de destaque no novo espaço junto ao rio será então o concerto especial dos Ornatos Violeta.
Em 2024, assinalam-se os 25 anos da edição do aclamado segundo álbum de Manel Cruz, Nuno Prata, Peixe, Ninorm e Elísio Donas. Após o desaparecimento do teclista, em maio de 2023, os Ornatos Violeta continuam juntos perpetuando a sua memória e cumprindo o sonho que uniu os cinco no início dos anos 90.
Vinte e cinco anos depois, grupo e o disco continuam a ser uma referência em Portugal, mesmo após um longo hiato: os Ornatos terminaram a carreira em outubro de 2002, após cinco anos de muita atividade e sucesso a nível nacional. Em 2012 regressaram aos palcos e esgotaram sete datas nos Coliseus de Lisboa, Porto e Micaelense, na ilha de São Miguel. Desde então, a banda tem tocado ao vivo em situações especiais e grandes festivais porque o culto continua vivo, alimentado pelos que nunca viram a banda ao vivo ou pelos que cresceram com temas como “Ouvi dizer”, “Chaga” ou “Capitão romance”.
Cartaz
O 10º Rock in Rio Lisboa realiza-se a 15, 16, 22 e 23 de junho e contará com 12 horas de festa por dia na nova Cidade do Rock. Pelo palco principal (Mundo) e segundo palco (Galp) passam a 15 de junho nomes como os Scorpions, Evanescence, Extreme, Europe, Pluto e Xutos & Pontapés com a Orquestra Filarmónica Portuguesa. No dia 16, atuam Ed Sheeran, Calum Scott, Jão e Fernando Daniel, entre outros. A 22 de junho estão confirmados os Jonas Brothers, Macklemore, Ivete Sangalo ou James e dia 23 de junho atuam Doja Cat, Camila Cabello, Ne Yo, Pedro Sampaio e Luísa Sonza, entre outros.