A Orquestra António Fragoso vai estrear-se internacionalmente durante uma transmissão online no Festival Internacional de Música de Hong Kong, com um noturno de homenagem às vítimas de covid-19.
Corpo do artigo
A orquestra, que surgiu no verão de 2019, integra cerca de 60 elementos, alguns deles músicos profissionais e outros antigos alunos da Orquestra Juvenil da Bonjóia.
O nome do projeto resulta de uma "incrível coincidência", como explica o maestro Eliseu Silva.
Quando este novo projeto de música clássica surgiu, os seus criadores estavam longe de imaginar o que viria a acontecer com a covid-19 e António Fragoso, apontado como um dos mais promissores compositores portugueses, morreu em 1918, na pandemia da gripe espanhola, aos 21 anos.
Durante o ano de 2020, os músicos compuseram e gravaram uma obra de homenagem aos profissionais de saúde e às vítimas de covid-19, escrita por Victor Gomes.
Será este trabalho que vai ser transmitido no sábado, dia 20, no Festival Internacional de Música de Hong Kong, para uma audiência de cerca de 100 mil pessoas.
Em janeiro, será lançado o primeiro disco da orquestra, que junta apaixonados pela música de várias cidades do país em ensaios que decorrem em espaços como a Fundação Júlio Resende, em Gondomar, o Palacete Pinto Leite e o Auditório do Cerco, no Porto.