Já a partir desta terça-feira, o Festival Literário de Guimarães recorda, através do lançamento de um livro, as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian.
Corpo do artigo
O Húmus, celebração dos livros e da leitura, na Cidade Berço, acontece a partir desta terça e até s+abado. A edição deste ano toma como mote os 50 anos do 25 de Abril. Vão realizar-se mesas de debate, apresentações de livros, atividades para o público infantil, visitas a escolas e um espetáculo multimédia na igreja da Misericórdia. Entre os convidados que vão passar por este Húmus estão Valter Hugo Mãe, Maria do Rosário Pedreira, Afonso Cruz, Rita RedShoes e Hugo Gonçalves.
No primeiro dia do festival, há duas mesas de debate na Biblioteca Municipal Raul Brandão: às 18 horas, a conversa será à volta do livro “História do batel vae com Deus e da sua companhia”, de Raul Brandão, com o proprietário da livraria portuguesa em Bruxelas, “Orfeu”, Joaquim Pinto da Silva e o ilustrador A. Cunha e Silva, moderados pelo historiador Amaro das Neves; às 21 horas, Maria do Rosário Pedreira e Rita Redshoes dão voz a um debate sob o tema “50 anos após o 25 de abril”, orientado por Carlos Mesquita.