Banda portuense Os Azeitonas vai assinalar os 20 anos de carreira com uma digressão que se inicia ainda este ano e culmina com um concerto no Coliseu do Porto, em outubro de 2025.
Corpo do artigo
O ano de 2025 promete ser muito especial para Os Azeitonas: a digressão nacional que se propõe celebrar os 20 anos de carreira é o ponto alto dos festejos, mas em março vai ser lançado também um vinil duplo com edição limitada, que inclui 20 temas emblemáticos da banda, com novas versões.
Intitulada “AZ 20 Anos”, a digressão vai abrir o baú das memórias, anuncia a banda portuense: "do melhor ao pior, da vergonha ao orgulho, do que já estava esquecido que tinham feito ou guardado. Das centenas de concertos pelos milhares de quilómetros calcorreados um pouco por todo o país e não só. Aos álbuns, DVDs, fotos, vídeos, inéditos e do tanto mais que se possa encontrar dentro de um baú".
Nos concertos que integram a tour, Os Azeitonas vão percorrer uma discografia iniciada em 2005, com “Um Tanto ou Quanto Atarantado”. “Quem és Tu Miúda”, “Tonto de ti”, “Dança menina dança”, “Cinegirasol”, “Anda Comigo ver os Aviões” serão temas de revisitação obrigatória nos concertos, mas haverá ainda oportunidade para repescar algumas canções que já não fazem parte do alinhamento há muito tempo ou que nunca fizeram parte de todo.
A digressão arranca já este ano com dois concertos: no dia 30 de Dezembro atuam em Quarteira; e no dia 31 de Dezembro em Guimarães.
“AZ 20 Anos” irá culminar com um concerto no Coliseu do Porto em Outubro de 2025.