Três dos mais conhecidos filmes de Charlie Chaplin vão ser exibidos neste domingo, no regresso das matinés do Cineclube do Porto ao Batalha.
Corpo do artigo
Durante décadas, as matinés do Cineclube do Porto no Batalha proporcionaram a gerações de cinéfilos o contacto com obras primas da sétima arte.
O projeto foi agora recuperado, numa periodicidade quinzenal, fruto de uma parceria entre as duas instituições. Mais do que a simples exibição de clássicos, filmes de arquivo e cinema contemporâneo, o que se propõe é um “programa interpretativo da história e do papel do Cineclube para a cidade e o país, desde a sua fundação até à atualidade”.
Domingo, às 11.15 horas, o protagonista das três películas que vão ser exibidas é um dos nomes centrais da história do cinema: Charlie Chaplin, o carismático ator inglês cuja criação mais célebre lhe conferiu uma fama sem precedentes.
Em “Charlot, o campeão”, “O evadido” e “O vagabundo”, Chaplin “solta-se da comédia simples e rápida que marcou a sua passagem pelos estúdios Keystone e foca-se na expansão das personagens”. O resultado são filmes que aliam a agilidade cómica do ator ao talento para provocar momentos de comoção.
Batalha Centro de Cinema
Praça da Batalha, 47, Porto