A nova exposição do artista plástico Albuquerque Mendes, “Na próxima encarnação beijo-te na boca”, já pode ser vista na Galeria Graça Brandão, em Lisboa.
Corpo do artigo
É com um desafio à eternidade através da libertação da criação que Albuquerque Mendes regressa às exposições.
Patente até 18 de novembro na Galera Graça Brandão, a mostra “Na próxima encarnação beijo-te na boca” explora, através de 32 trabalhos recentes, um conjunto de tópicos centrais no rico percurso deste artista plástico, nascido há 70 anos em Trancoso.
A eternidade, o desejo, a libertação, o pudor afloram as pinturas, acompanhadas pelos sonhos, angústias e lágrimas. “Esta exposição fala desse encontro, de libertação da criação. O filho pródigo traz o sangue com que risca a tela no equilíbrio perfeito. A arte faz parte de toda a humanidade”, argumenta o artista.
Com uma atividade artística que remonta ao princípio da década de 1970, Albuquerque Mendes é autor de um número alargado de exposições, tanto em Portugal, como em países como o Brasil, Itália ou Espanha. As suas performances artísticas levaram-no a ser convidado por alguns dos mais importantes festivais do género, de que são exemplos os de Paris e Lyon.
Galeria Graça Brandão
Rua Caetanos, 26A, Lisboa