O impacto dos migrantes no Porto do século XIX é o foco de quatro conferências que a Biblioteca Almeida Garrett vai acolher até ao final do mês, sempre às segundas-feiras.
Corpo do artigo
O Museu do Porto promove, a partir desta segunda e até ao dia 24, o curso “Porto Romântico: lugar de chegadas e partidas”.
A influência dos migrantes e viajantes na cidade durante o século XIX vai ser o cerne destas sessões, orientadas por Francisco Queiroz, J. A. Gonçalves Guimarães e Jorge Ricardo Pinto, que vão ter lugar sempre às segundas-feiras, às 18 horas, na Biblioteca Almeida Garrett.
Cada uma das quatro sessões vai ser dedicada à exploração de um tema. “Estrangeiros no Porto” é o título da primeira conferência, em que será feita uma análise da presença de galegos, franceses, italianos, britânicos, germânicos e judeus e outros na economia portuense.
“Viajantes e Migrantes do Porto para Outros Portos”, “Viajantes e Migrantes no Porto de Bem Receber” e “Migrantes do Porto no Seu País ou em Paragens Inesperadas” são os restantes tópicos do curso.
A entrada custa sete euros (3,50 euros com cartão da biblioteca ou cartão Porto).