O símbolo é a representação de uma noção ou de um conceito por meio de letras e números. Trata-se de uma convenção que facilita e universaliza a escrita e a leitura de unidades de diversos sistemas.
Corpo do artigo
Os símbolos não são seguidos de ponto abreviativo, pois são apenas sinais convencionais (não são palavras) e são invariáveis, usando-se unicamente no singular. Por exemplo, o símbolo l (litro) tanto serve para o singular como para o plural. Os símbolos usam-se a seguir a números. Nos outros casos, utiliza-se os nomes das unidades por extenso: 10 m; dez metros. Somente o nome da unidade aceita o plural.
Os símbolos das unidades que representam a grandeza escrevem-se com um espaço de intervalo e sem ponto, contrariamente às abreviaturas, onde o ponto abreviativo é obrigatório. O nome das unidades deve ser sempre escrito em letra minúscula. Exemplos (quilograma, newton, metro cúbico).
Regra geral, os símbolos das unidades escrevem-se com minúsculas. Contudo, se o nome da unidade deriva de um nome próprio, a primeira letra do símbolo é maiúscula (exemplo: A - Ampère). Além disso, quando o nome estiver no início da frase e em "grau Celsius", usa-se a maiúscula.
As unidades do SI básicas podem ser escritas pelos seus nomes ou representadas por meio de símbolos, como se pode constatar: 1. comprimento (metro): m; 2, massa (quilograma): kg; 3. tempo (segundo): s; 4. intensidade da corrente elétrica (ampere): A; 5. temperatura aerodinâmica (kelvin): k; 6. quantidade de matéria (mole): mol; 7. intensidade luminosa (candela): cd.
Uma vez que se trata de um assunto muito vasto, retomá-lo-emos na próxima semana.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico