Ator britânico de 15 anos destacou-se em "Adolescência", uma das séries mais vistas do ano, na Netflix. Esta semana, adolescente conquistou o Gotham Award e é apontado como forte candidato ao Emmy, cujas nomeações são conhecidas em julho.
Corpo do artigo
Owen Cooper tem apenas 15 anos, vive em Warrington, no Reino Unido, e começa a conquistar lugar entre os grandes nomes da representação mundial.
Esta semana faltou às aulas, com autorização da escola, para marcar presença nos Gotham Awards, em Nova Iorque, Estados Unidos. Voltou a casa com o troféu de Melhor Ator Secundário numa Minissérie, graças à sua atuação em "Adolescência", série da Netflix que se tornou num fenómeno global.
A vitória de Cooper nos Gotham colocou-o entre os preferidos para uma nomeação ao Emmy, cuja lista de nomeados será anunciada no próximo mês.
A sua presença nas apostas da crítica internacional torna-o, inevitavelmente, um dos principais rivais do ator brasileiro Wagner Moura, que disputa o prémio com "Ladrões de Drogas", série estreada em março.
Em "Adolescência", Owen Cooper interpreta Jamie Miller, um adolescente vulnerável em luta contra o trauma e a solidão. Ao lado do veterano Stephen Graham e da atriz Erin Doherty (que interpreta a psicóloga na série) — que também recebeu nomeação nos Gotham —, o jovem ator britânico protagoniza uma atuação contida, emocional e poderosa. A série é atualmente a segunda mais vista em língua inglesa na Netflix, com mais de 141 milhões de visualizações.
Durante o discurso de agradecimento, Cooper não escondeu a emoção: “A principal pessoa a quem tenho de agradecer é a Erin. Aquele episódio que fizemos juntos foi fácil por tua causa. Foi uma honra partilhar este momento contigo. Este prémio é tanto teu como meu.”
Elogios de DiCaprio e comparações com De Niro
Após receber o prémio, Cooper foi convidado do "The Tonight Show", de Jimmy Fallon, onde partilhou o inesperado elogio de Leonardo DiCaprio: “Ele disse: ‘Sou um grande fã de Adolescência’. E eu fiquei: ‘O quê?!’”.
Fallon reforçou a ideia de que há quem o compare a DiCaprio e Robert De Niro. “É estranho, para ser sincero. Sou só um miúdo normal de Warrington. Estar sequer na mesma frase que De Niro já é uma loucura", confessou o jovem.