Paco Bandeira destrói 50 mil discos "em protesto" contra pirataria, rádios e Finanças
Paco Bandeira publicou um vídeo que mostra a destruição de 50 mil discos seus. O cantor afirmou tratar-se de um protesto contra a pirataria, as rádios portuguesas e as Finanças.
Corpo do artigo
"Vocês estão a ver aqui o que está a acontecer. Estamos a passar a música a cilindro, a música portuguesa", afirma Paco Bandeira. E assim o faz. Cinquenta mil discos terão sido destruídos em Sintra pelo artista português.
O cantor partilhou nas redes sociais um vídeo, justificando a sua decisão. Alegadamente, Paco Bandeira tinha a intenção de os oferecer a Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mas as Finanças exigiam o pagamento de impostos "como se de uma venda se tratasse".
2017/07/paco_bandeira_destroi_50_mil_discos_20170721122753
Paco Bandeira tomou então a decisão de destruir os discos, protestando também contra a pirataria online e contra as rádios, que não passam música portuguesa.
"Isto é o resultado da internet, da reprografia pirata. É o que estamos a fazer à música, o que os outros fazem à música", explica.
O vídeo acaba com um elencar de razões para o protesto.
"Um protesto contra aqueles que roubam os autores portugueses, ao fazerem 'download' da internet, em vez de comprarem o trabalho de quem trabalha. Um protesto contra aqueles que, à frente de rádios, não passam a música portuguesa, ou passam apenas dos seus amigos. Um protesto contra aqueles que não deixaram oferecer os discos aos países lusófonos. Para isso, teria de pagar às finanças impostos como se de uma venda se tratasse", ouve-se no vídeo.