Patente ao público na Fundação Marques da Silva, no Porto, exposição de fotografia em torno do livro "Paisagens construídas" reúne fotografias de obras marcantes da arquitetura portuguesa.
Corpo do artigo
Há um ano, o jornalista Valdemar Cruz publicava “Paisagens construídas”, uma seleção de algumas das obras mais marcantes da arquitetura portuguesa, a partir da escolha de meia centena de personalidades ligadas ao meio.
Autora das fotografias que integravam essa edição, Inês d’Orey expõe agora, na Fundação Marques da Silva, 16 dessas obras, num formato de grandes dimensões que impressiona os visitantes.
A exposição, com curadoria conjunta de Valdemar Cruz, Inês d´Orey e Luís Martinho Urbano, integra, além das fotografias, desenhos oriundos de vários arquivos nacionais.
A par da visita, foram ainda agendadas várias conversas em torno de “Paisagens construídas”. A primeira tem lugar já na quarta-feira, às 18.30 horas, e é dedicada à Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Lisboa). Valdemar Cruz vai estar à conversa com o arquiteto Nuno Grande, autor de um documentário na igreja com os autores do projeto, Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.