Documentário junta imagens inéditas e entrevistas a conhecidos atores e amigos.
Corpo do artigo
Obstinado, irrequieto, resiliente, para tantos um herói. Christopher Reeve dispensa apresentações, deu um passo gigante do anonimato ao estrelato em Hollywood, nos anos 80, na pele do icónico “Super-Homem” e convenceu o Mundo de que conseguia voar. Era irreverente, apaixonado, forte e sem limites. No entanto, em 1995, um acidente numa prova de equitação obrigou-o a reaprender a viver.
“Super/Homem — A História de Christopher Reeve”, que chegou a 7 de dezembro à HBO, é uma lição de humildade. Ao cair do cavalo, Reeve fez uma lesão na coluna que o deixou paralisado do pescoço para baixo. O documentário, de quase duas horas, inclui imagens inéditas do arquivo pessoal da família e várias entrevistas aos filhos e amigos próximos do ator para descrever um percurso de alegrias, frustrações e, acima de tudo, superação.
Um dos momentos mais marcantes é a primeira aparição pública do artista, dez meses após o acidente, numa cerimónia dos Oscars. O homem que era um símbolo de energia e movimento reapareceu imóvel, agarrado a um ventilador, e foi eternamente aplaudido de pé por uma audiência em lágrimas. Mais do que fraqueza, Christopher mostrou uma coragem arrepiante, que serviu de combustível ao início de uma jornada de apoio à investigação destinada a ajudar pessoas com deficiência. Juntamente com a esposa, Dana, lançou a Fundação Christopher Reeve, cujo trabalho viria mais tarde a culminar na aprovação de uma legislação específica para esta comunidade, quando Barack Obama era presidente dos EUA.
O documentário conta com a participação de conhecidos atores, como Susan Sarandon, Glenn Close e Whoopi Goldberg, e muitas declarações de Reeve. “Quando o Super-Homem saiu, perguntaram-me o que é um herói. A minha resposta foi que é alguém que pratica uma ação corajosa sem pensar nas consequências. Agora, a minha definição é completamente diferente. Acho que um herói é um cidadão comum que encontra força para resistir apesar de enfrentar obstáculos avassaladores”, afirmou.
“Super/Homem — A História de Christopher Reeve”
Ian Bonhôte e Peter Ettedgui
HBO