Paredes de Coura com menos 20 mil espectadores. Edição de 2024 é de 14 a 17 de agosto
Edição que termina hoje fechará com cerca de 80 mil entradas, menos que o habitual. João Carvalho faz balanço positivo de um ano que irá ficar para a história.
Corpo do artigo
Até ao final deste sábado o festival Paredes de Coura de 2023 irá registar cerca de 80 mil visitantes, entre os quatro dias em que ocorreu. Ainda que seja uma edição mais contida do que o habitual em termos de público – com uma média anual de 100 mil espectadores – João Carvalho, diretor do festival, afirmou em conferência de imprensa que “temos visto uma das melhores edições de sempre em termos de concertos”. A menor adesão foi justificada, pelo diretor, pela crise económica que se tem feito sentir no país.
Little Simz, Yung Lean, Desire, Walkman e Frank Carter foram os nomes destacados pelo responsável como mais marcantes, realçando que, ao contrário do insucesso que alguns comentários vaticinavam, devido à ausência de nomes históricos para o festival, as expetativas foram concretizadas. “Gostaríamos de ter tido algumas das bandas mais marcantes que passaram nos últimos 30 anos, mas nem sempre o processo de contratação o permite. Ainda assim, conseguimos contornar as adversidades.”
Questionado pelo JN sobre os horários tardios da edição deste ano, que valeram algumas críticas por parte de espetadores, com alguns dos concertos principais dos últimos dias a terminar perto das três horas da manhã, João Carvalho explicou tratar-se de “questões com a logística dos concertos e de gestão de exigência das bandas”, que, ao querer concertos com uma duração maior do que o previsto, obrigaram a um prolongar do horário.
Respondendo também à ausência de “nomes maiores”, João Carvalho lembrou a atuação, este sábado à noite, da artista internacional Lorde. Além dos concertos, João Carvalho aproveitou ainda para elogiar o espaço e a equipa de organização, que, diz, foram incansáveis. “Esta edição aconteceu num espaço ainda mais bonito do que o habitual.”
O Vodafone Paredes de Coura regressa em 2024, entre os dias 14 e 17 de agosto. João Carvalho adianta que o primeiro dia, aproveitando a véspera de feriado, “será um dia forte” e para o qual estão a trabalhar em parceria com festivais europeus para garantir que nomes internacionais passem por Coura antes das atuações do fim-de-semana.