<p>Reserve, no mínimo, uns 15 dias para uma viagem que explore os principais pontos da Argentina e do Chile. Descobrir estes dois países da América do Sul, em simultâneo, é a proposta de muitas empresas ligadas ao sector turístico. </p>
Corpo do artigo
A Rotas do Vento sugere uma viagem de 19 dias que dá a conhecer a Patagónia e Terra do Fogo. A primeira paragem em solo sul-americano é feita em Buenos Aires, seguindo para El Calafate. O programa tem passagem pelo Parque das Torres del Paine, conhecido pelas montanhas rochosas, lagos e flora verdejante, que podem ser admiradas de perto já que os viajantes acampam nos locais. Pelo caminho avistam, no parque dos Glaciares, as pontiagudas rochas Fitz Roy e Cerro Torre e também a aldeia piscatória de Puerto Natales, na margem do fiorde Seno Ultima Esperanza. Na visita ao glaciar Perito Moreno observa-se a queda de blocos de gelo que mergulham no lago.
Na viagem desfruta-se de caminhadas junto aos lagos: Nordenskjold, Skottsberg e Pehoé, voa-se para Ushuaia, considerada a cidade mais meridional do planeta.
No Parque Nacional da Terra do Fogo está programada uma caminhada na costa e descida do rio Lapataia em kayak. Segue-se a navegação no canal Beagle e o regresso é feito por Buenos Aires. O preço para esta viagem de 19 dias é desde 4060 euros, por pessoa.
Um dos programas da 4X4 Viagens e Turismo começa na cidade de Buenos Aires. A visita à capital argentina é o ponto de partida de uma viagem que passa por Mendoza, Córdoba e Santiago do Chile, com descoberta dos pontos turísticos de cada local.
Outra proposta passa pela passagem por Bariloche e travessia dos Lagos Andinos. Os preços começam a partir dos 2145 euros, por pessoa.