Livro de Victor L. Pinel é uma história de relações díspares, que se vão entrecruzando, tal como as peças de um jogo de xadrez.
Corpo do artigo
"Peças", já nas livrarias em edição portuguesa da Ala os Livros, é uma analogia entre o jogo de xadrez e a vida, a um tempo desafiadora e provocadora, que, se por um lado nos reduz à nossa insignificância, por outro nos mostra como todos somos relevantes como integrantes de uma realidade maior, mesmo que poucos de nós cheguemos a ser 'reis' ou 'rainhas'.
Criação do espanhol Víctor L. Pinel, é uma história de relações díspares, que nos são reveladas em momentos diferentes do relacionamento, da descoberta à paixão, do acomodamento ao cansaço. Relações que se vão entrecruzando ou apenas tocando tangencialmente, tal como no xadrez algumas peças interagem directamente e outras apenas como elementos pontuais de uma táctica mais abrangente E se algumas são aparentemente mais activas e outras têm à primeira vista menos relevância, nenhuma delas deixa de ser essencial no conjunto da mecânica do jogo, tal como todos nós temos um papel a desenvolver na sociedade em que estamos.