Perímetro de segurança em redor do estádio impede livre acesso a lojas no fim de semana
<p>O perímetro de segurança que vai ser instalado em redor do estádio Cidade de Coimbra no fim de semana, impede o acesso livre a lojas do recinto, só acessíveis aos portadores de bilhetes para os concertos dos U2.</p>
Corpo do artigo
No edifício do estádio Cidade de Coimbra existem diversos estabelecimentos comerciais, entre os quais uma livraria, restaurante ou agência de viagens, entre outros, com acesso exterior, que apenas serão acessíveis aos espectadores dos concertos.
"As lojas vão poder estar abertas para as pessoas que vão estar no estádio. Num sábado ou domingo há lojas que estão abertas, outras fechadas por natureza, o que pedimos às pessoas é que possam abrir para os utentes [dos concertos]", disse hoje, em conferência de imprensa, Álvaro Ramos, da produtora Ritmos & Blues.
Disse ainda ser expectável que a "maioria" dos residentes em redor do Cidade de Coimbra, que não vá aos concertos, "vai fugir da confusão".
Questionado pelos jornalistas se o fecho dos estabelecimentos comerciais foi proposto a algum lojista, recusou.
"Foi dito, isso sim, que os residentes em redor do estádio não podem entrar no perímetro de segurança", alegou.
Apontou o caso da proprietária de uma lavandaria "que faz serviço em hotéis" e pretende trabalhar normalmente e vai fazê-lo.
"Às pessoas que querem e precisam de trabalhar vamos passar credenciais para terem acesso aos seus próprios espaços, ninguém vai ser impedido", garantiu.
No entanto, avisou, os lojistas vão ter como clientes não os residentes habituais, antes o público dos concertos dos U2, "as dezenas de milhar de pessoas que vão estar aqui", referiu Álvaro Ramos.
O perímetro de segurança montado nas ruas em redor do Cidade de Coimbra vai ainda condicionar o acesso, no fim de semana, ao centro comercial Dolce Vita, adjacente ao estádio.
De acordo com Álvaro Ramos o acesso ao centro comercial será feito apenas por duas portas - no lado nascente e no passadiço pedonal do topo norte - e os parques de estacionamento subterrâneos estarão encerrados.