Ljubomir Stanisic rumou pela primeira vez à Invicta para intervir no restaurante "Chic Dream". O programa "Pesadelo na Cozinha" (TVI) conquistou novamente os portugueses neste domingo e atingiu a melhor audiência da temporada.
Corpo do artigo
Antes chamava-se "Chic Dream". Agora, "Dona Porto". Esta foi, apenas, uma das mudanças operadas no espaço e vistas pelos espectadores portugueses depois da participação do restaurante no programa da TVI "Pesadelo na Cozinha". A edição deste domingo levou a polémica à baixa do Porto e tornou-se a mais vista da temporada.
De acordo com os dados da GfK, entidade que assegura a audimetria em Portugal, o programa desta semana registou 1,6 milhões de espectadores, correspondentes a 37,9% de quota de mercado. Ou seja, em cada 100 portugueses que viam televisão naquele horário, numa época de grande dispersão televisiva, com muitas propostas no cabo, 38 estavam sintonizadas na TVI.
No mesmo segmento horário (21.30 horas - 23.30 horas), a SIC transmitiu a novela "Amor Maior" - vista por pouco mais de um milhão de espectadores - e o "talent show" "Just Duet - O Dueto Perfeito". O programa apresentado por João Manzarra agarrou a vice-liderança com a sua melhor audiência média - 631,9 mil espectadores.
Por sua vez, a RTP1 ocupou parte do seu horário nobre com a transmissão do jogo de futebol de praia entre Paraguai e Portugal. O primeiro canal estatal não saiu do terceiro lugar e reuniu a preferência de cerca de 422 mil pessoas.
"Pesadelo na Cozinha", apresentado pelo chef jugoslavo Ljubomir Stanisic, registou mais 563 mil espetadores do que os programas que a RTP1 e a SIC apresentaram juntas naquele horário.
A aposta da TVI, produzida pela Shine Ibéria, tem liderado as audiências desde o seu arranque. A sua relevância tem vindo a aumentar, tal como a polémica, uma vez que o chef do bistrô "100 Maneiras" tem encontrado negócios falhados, cozinhas imundas, comida estragada e servida aos clientes e instalações com baratas e sem o mínimo de higiene.
Há quatro semanas, depois da emissão no restaurante "O Canela", em Lisboa, a ASAE interveio e encerrou aquele espaço no bairro de Campolide.
O sucesso do programa é tanto que a TVI está interessada numa segunda edição, embora Stanisic já tenha mostrado pouca vontade em repetir a dose. A diretora dos conteúdos não informativos da TVI, Cristina Ferreira, já disse que sem o apresentador, o programa não continua.