O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, recebeu este sábado a retoma do ciclo Porto de Encontro, que teve como convidado o escritor Mário de Carvalho.
Corpo do artigo
O ciclo de conversas com escritores organizado pela Porto Editora regressou à programação mensal no sábado à tarde, com a 84.ª sessão que teve como convidado o escritor Mário de Carvalho. O autor contou aos presentes como decorreram os últimos 40 anos em que se dedicou à vida literária, com mais de 30 livros, de diversos géneros literários, do romance à crónica.
Na conversa moderada pelo jornalista Sérgio Almeida, o escritor falou também sobre o mais recente e autobiográfico trabalho, "De maneira que é claro..." . O ensaísta e crítico literário Manuel Frias Martins foi o convidado especial desta conversa. Na sessão de ontem, as leituras estiveram a cargo de Hugo Araújo.
Mário de Carvalho foi um importante nome nos meios da resistência contra o salazarismo. Formado em Direito, exerceu advocacia e conseguiu congregar vários êxitos no meio literário. Foi o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela, Conto e Teatro da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio do PEN Clube Português, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio Literário Virgílio Ferreira.
Em 2020 foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra "O que eu ouvi na barrica das maçãs".