A Reitoria da Universidade do Porto recebe, este sábado, uma maratona de 12 horas ininterruptas de um recital de jovens pianistas dos 6 aos 32 anos. A iniciativa, aberta ao público, arranca às 11 horas.
Corpo do artigo
A 25.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília tem reunido esta semana 85 jovens pianistas de 15 países, na Casa da Música e na Fundação Manuel António de Almeida, no Porto.
Os jovens pianistas, que têm idades compreendidas entre os seis e 32 anos, são de várias nacionalidades e vêm de países tão distintos como a China, Israel, Ucrânia, Coreia do Sul, Japão e Portugal.
Esta sexta-feira realiza-se a última semifinal do concurso, que está organizado em duas categorias: principal e júnior, mediante a faixa etária dos participantes. A categoria principal tem como palco a Casa da Música, enquanto a categoria júnior se realiza na Fundação Manuel António de Almeida.
Destas provas serão seleccionados três finalistas que, no domingo, sobem, pelas 18.15 horas, ao palco para o Concerto Final do Concurso Internacional Santa Cecília, na Casa da Música.
Na final, cada jovem pianista é acompanhado pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, com direção do maestro Osvaldo Ferreira.