Decorreu ao final desta segunda-feira de manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, o sorteio que determina que países atuarão na primeira e na segunda semifinais do Festival Eurovisão da Canção de 2018. É a estreia do nosso país na organização do evento.
Corpo do artigo
O representante de Portugal na edição deste ano do certame vai atuar na primeira semifinal do evento, que se realizará no Parque das Nações, em Lisboa, e assinala a estreia de Portugal na sua organização.
Dos chamados "Big 5" - os cinco países com passagem direta à final do concurso -, estarão também na primeira fase do certame, para além do nosso país, o Reino Unido e Espanha. Já França, Alemanha e Itália apresentarão as suas canções na segunda semifinal.
Por resolver está ainda o significado da palavra "atuar". Fonte oficial da RTP explicou ao JN ao início da noite que "só mais perto do evento se saberá se a atuação de Portugal será integral ou apenas uma parte do ensaio geral".
"Nos últimos anos tem havido de tudo, portanto, esse assunto ainda não está fechado", acrescentou, adiantando que "os espectadores vão conhecer a canção portuguesa na primeira meia final". Canção que, contudo, não estará a concurso, uma vez que, como país organizador, Portugal já está automaticamente apurado para a final.
Carregue aqui e conheça os intérpretes dos 26 temas a concurso no Festival RTP da Canção. Um deles vai suceder-se a Salvador Sobral.
Na cerimónia em que o presidente da Câmara Municipal de Kiev, Vitaliy Klitschko, entregou oficialmente a insígnia do Festival a Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sorteou-se em que semifinais atuam os restantes 43 países, número de participantes anteriormente igualado apenas em 2008, em Belgrado, e em 2011, em Dusseldorf. Segue-se o o resultado do sorteio.
Primeira semifinal (8 de maio):
Portugal
Espanha
Reino Unido
Suíça
Finlândia
Bielorrússia
Bulgária
Áustria
Lituânia
Albânia
Irlanda
Arménia
Chipre
República Checa
Bélgica
Croácia
Islândia
Azerbaijão
Grécia
Israel
Estónia
Macedónia
Segunda semifinal (10 de maio):
França
Itália
Alemanha
Montenegro
Suécia
Rússia
Hungria
Malta
Letónia
Sérvia
Dinamarca
Geórgia
Roménia
Austrália
Polónia
Eslovénia
Noruega
Ucrânia
Moldávia
São Marino
Holanda
A final decorre a 12 do mesmo mês e nela participam 26 canções: os Big 5, a de Portugal (que por ser o país anfitrião tem passagem direta) e mais vinte concorrentes apurados das semifinais (dez em cada uma).