Um trabalho de cinco arquitectos portugueses venceu o concurso internacional "A House in Luanda", integrado na segunda edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
Corpo do artigo
Num total de 599 candidatos de vários pontos do mundo, depois limitados a 30 na recta final do concurso, saiu vencedor o projecto coordenado por Pedro Sousa e idealizado também por Tiago Ferreira, Tiago Coelho, Bárbara Silva e Madalena Madureira.
O concurso, realizado em parceria com a Trienal de Arquitectura de Luanda, visou a criação de uma habitação de cem metros quadrados com capacidade para acolher um agregado familiar utilizando meios escassos e com espaço para uma horta e animais.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa assinalou que este "foi o concurso internacional de ideias mais participado desde sempre em Portugal".
Em paralelo com o concurso "A House in Luanda", foi também revelado o vencedor do concurso "Falemos de Casas: Projecto Cova da Moura", dedicado a estudantes de arquitectura e arquitectura paisagista.
O vencedor desta prova foi um grupo de alunos da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), tendo sido atribuídas menções honrosas a alunos do Instituto Superior Técnico (IST), a um segundo grupo da UAL e a alunos do Instituto Superior de Agronomia (ISA).
A segunda edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa decorre até 16 de Janeiro de 2011.