Este ano, a moda para a praia não podia ser mais versátil. As propostas são variadas e servem diferentes gostos. As tendências convidam à mistura de riscas com bolinhas e com flores.
Corpo do artigo
Se for mais ousada pode ainda apostar nos axadrezados, sendo que é 'in' usar a parte de cima totalmente diferente da cueca, proporcionando um número de combinações muito maiores. Os padrões de animais como a zebra ou o tigre também estão na berra. Ao nível de corte, os biquínis e fatos-de-banho com um só ombro destacam-se, sendo que os tons terra dão sempre um toque de classe.
Na hora de comprar o biquíni ou fato-de-banho, também tem que ter em conta outras regras para encontrar o modelo certo para o seu tipo de corpo. Uma das primeiras considerações prende-se com o conforto, pois não adianta o modelo ser bonito se cai sempre que mergulha ou deixa marcas inestéticas. A escolha também deve recair sobre o tamanho certo, pois os biquínis demasiados justos deformam a silhueta e estragam o tecido, enquanto os largos dão a ideia de corpos flácidos. Na hora de comprar, movimente-se para ver se a sua opção é confortável e se não mostra mais do que deseja.
As magrinhas podem vestir, sem constrangimento, "todos os biquínis, além de puderem variar nas cores e abusar dos estampados", considera o conselheiro de moda, Jacinto Paiva. Segundo o especialista, " para as mulheres mais fortes, os padrões garridos ou geométricos não são aconselháveis pois evidenciam mais o corpo e as gorduras a mais". Para essas, recomenda "modelos lisos ou com flores pequenas".
O estilista Miguel Vieira sugere o fato- de-banho para "todas as mulheres que pretendem ocultar certas gordurinhas na zona da cintura". Na sua colecção surgem "padrões o mais limpo possíveis e bastante 'cleans". "Este ano específico, tenho bastantes fatos-de- banho com padrões muito pequenos, que imitam pele de cobra e crocodilo, no entanto são de uma só cor e bastante discretos, parecendo lisos".
Ancas largas podem ser disfarçadas com cuecas com a parte lateral mais larga. O ideal é combinar uma parte de baixo numa cor básica com um top original, assim vai chamar a atenção para a parte de cima do corpo. Já a cueca cortina, a apertar de lado com fitas ou laços, vai dar volume às ancas estreitas. Para quem tem o peito grande, é recomendável um soutien com alças mais largas e reforço na parte inferior. No caso dos peitos pequenos, os modelos acolchoados, drapeados, franzidos e cai-cai, aumentam o volume.
O triquíni continua a fazer parte da moda, mas Jacinto Paiva não o aconselha "a mulheres com barriguinha ou anca larga, pois é uma peça que evidencia demasiado o corpo.