<p>O arquipélago do Havai é um lugar de sonho para quem aprecia actividades aquáticas. O surf é o desporto-rei mas o windsurf também reúne muitos praticantes. No entanto, o Havai tem muitas outras riquezas em terra que fazem com que a sua base económica seja o turismo.</p>
Corpo do artigo
Quando não estiver na praia pode aproveitar para fazer caminhadas conhecendo os vulcões do Parque Nacional do Havai, no Parque Nacional Haleakala e ainda o percurso ao longo da Costa Na Pali, em Kauai.
No meio do oceano Pacífico, o arquipélago que forma o Havai reúne cerca de 130 ilhas; mas apenas oito são habitadas: Oahu, Maui, Kauai, Kahoolawe, a Grande Ilha Havai, Molokai, Niihau e Lanai. Na sua história ficou marcado o ataque à base de Pearl Harbor pelo Japão, a 7 de Dezembro de 1941, fazendo com que os norte-americanos entrassem oficialmente na II Guerra Mundial.
Da mesma forma que não se imagina o Havai sem as bailarinas de hula, também não se consegue vir embora sem participar no tradicional Luau - festa havaiana, que celebra a vida.
A Ilha de Oahu é a mais desenvolvida e conhecida, albergando a capital Honolulu, cidade natal de Barack Obama, actual presidente dos EUA. A cratera vulcânica Diamond Head, que forma Waikiki, proporciona fantásticas vistas. Outros pontos turísticos: Aloha Tower, baía de Hanaumu, miradouro de Nuuanu Pali e Memorial de Pearl Harbor.
A ilha de Maui é a segunda maior do Havai e conhecida por ter fantásticas praias e características únicas para a prática do surf e windsurf, entre outras actividades aquáticas. Tem dois vulcões extintos, o Haleakala e o Puu Kukui, divididos por um vale central. Sendo o Haleakala o maior vulcão adormecido do mundo.