"O Mangusto" (edição de A Seita) valeu a Joana Mosi o Prémio Jorge Magalhães de Melhor Argumento para Banda Desenhada 2024, referentes a obras publicadas ao longo de 2023. Ana Pessoa recebeu Menção Honrosa.
Corpo do artigo
"O Mangusto" segue Júlia, uma trintona, professora de educação física, que vive na antiga casa da avó, junto à praia, e tem um problema: um mangusto - supõe ela - que apareceu no seu jardim e destruiu a pequena horta caseira que tinha começado. Mas esta é apenas uma distração colateral para a protagonista, porque este romance gráfico mergulha no seu íntimo para nos revelar como ela está a gerir - ou não - o luto relativo à perda do seu marido Paulo. Com Julia mergulhada num estado de negação, que a afasta de tudo e de todos, e em que a passagem do tempo não torna menos dolorosas as recordações em que teima em refugiar-se, "O Mangusto" seduz pela sensibilidade com que Joana Mosi aborda uma temática sensível e, acima de tudo, pelo tratamento gráfico que apõe ao seu relato, gerindo curtos diálogos, conversas monocórdicas ou silêncios ensurdecedores com uma surpreendente maturidade, numa narrativa que raras vezes é linear.
Vencedora da quarta edição do troféu Jorge Magalhães, Joana Mosi, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde é atualmente doutoranda e professora, e Mestre em Cinema , na vertente de Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, sucede a Paulo J. Mendes ("Elviro", edição da Escorpião Azul), Derradé ("O Fogo Sagrado", Escorpião Azul) e Filipe Melo ("Balada para Sophie, Tinta da China).
O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a Ana Pessoa, pelo argumento de "Mar Negro", uma edição da Planeta Tangerina que conta com desenho de Bernardo P. Carvalho, um retrato de vidas jovens, indefinidas, entre os empregos temporários de Verão, o regresso às aulas e a entrada na vida adulta.
O Prémio Jorge Magalhães foi instituído pela editora Ala dos Livros em homenagem a alguém que dedicou a sua vida à escrita e à BD, como editor, coordenador de revistas ("Mundo de Aventuras", "Mosquito - 5.ª série", "Selecções BD"...) ou argumentista, com o objetivo de dignificar e valorizar o argumento na Banda Desenhada.