A organização do Amadora BD acaba de divulgar as obras nomeadas em cada uma das categorias que compõem os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). A revelação dos vencedores está marcada para o próximo dia 23.
Corpo do artigo
Em destaque estão os candidatos a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, a única categoria que atribui um prémio monetário, no valor de 5000 euros. São eles "Pardalita", de Joana Estrela (edição Planeta Tangerina), um diário íntimo de uma adolescente apresentado num curioso misto de BD, texto e ilustração; "Estes Dias", de Bernardo Majer (Polvo), uma série de reflexões desenhadas que nos falam de momentos característicos dos dias que vivemos ao ritmo dos meses que vão passando; "Co.Br.A - Operação Goa", de Marco Calhorda e Daniel Maia (Ala dos Livros), uma ficção em tom de espionagem e intriga política, livremente inspirada nos últimos dias dos portugueses em Goa; "O Caderno da Tangerina (edição integral)", de Rita Alfaiate (Escorpião Azul), uma narrativa em ambiente escolar sobre os monstros que existem dentro de nós... ou dos outros; e "UMBRA Nº3" (Umbra), uma colectânea de histórias de Filipe Abranches, David Soares, Simon Roy, Pedro Moura, Ricardo Baptista e Bárbara Lopes.
No que diz respeito a Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal, a escolha do júri recaiu em "Pele de Homem", de Hubert e Zanzim (A Seita), uma reflexão séria mas bem-humorada sobre temas actuais como a liberdade sexual, a homossexualidade, o fanatismo religioso ou as questões de género; "Churubusco", de Andrea Ferraris (Escorpião Azul), baseado num episódio trágico da Guerra entre o México e os Estados Unidos; "O Relatório de Brodeck" (Ala dos Livros), uma adaptação brilhante do visceral romance homónimo de Philippe Claudel, por Manu Larcenet; "Eu, Mentiroso", de Altarriba e Keko (Ala dos Livros), uma divagação surrealista mas certeira sobre os meandros da política; e "A Fera: Uma História Verdadeira do Marsupilami" (A Seita), em que Zidrou e Frank Pé recriam o fabuloso animal de forma realista e crua.
O Prémio Revelação, Melhor Fanzine/Publicação Independente e a Melhor Edição Portuguesa de BD são as restantes três categorias a concurso. Esta última distingue a edição física de um livro, pela sua qualidade gráfica, impressão e acabamentos e pelos extras que permitem uma renovada leitura da obra criada pelos autores. Os seus nomeados, maioritariamente obras de criadores nacionais, são "Umbigo do Mundo vol. 1: Alma Mãe" e "Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos" (ambos co-editados por A Seita e Comic Heart); "O Mercenário #3 - As Provas" e "Blacksad #1 - Algures entre as sombras" (ambos da Ala dos Livros) e "Juventude" (A Seita e Turbina Associação Cultural).
Os vencedores serão divulgados no dia 23, às 18 horas, numa cerimónia que este ano terá lugar no núcleo central do Amadora BD: Ski Skate Amadora Park.
A 33ª edição do Amadora BD realiza-se de 20 a 30 de Outubro próximos, com o núcleo central no Ski Skate Amadora Park e exposições na Galeria Municipal Artur Bual e na Bedeteca da Amadora - Biblioteca Fernando Piteira Santos.
A relação Portugal-França é o tema aglutinador do Amadora BD 2022 e a inspiração para a cenografia geral do evento que este ano reúne 13 exposições de autores nacionais e internacionais, feira do livro de BD, conferências e sessões de apresentação e de autógrafos.