O primeiro álbum de Amália Rodrigues editado nos Estados Unidos, em 1954, será reeditado em vinil, numa edição limitada de 500 exemplares, e também em CD, pela Companhia Nacional de Música (CNM).
Corpo do artigo
O LP, gravado em 78 rotações, intitula-se "Amália Rodrigues sings fado from Portugal and flamenco from Spain", e é composto por quatro faixas cantadas em Português e outras tantas em Espanhol.
Nuno Rodrigues, da CNM, afirmou à Lusa que "a edição deste primeiro LP confirma em definitivo o estatuto de Amália, colocando-a ao nível das maiores vedetas internacionais da época".
Nesta altura, Amália cantava no Clube La Vie en Rose, em Nova Iorque, onde fazia cartaz com Marlene Dietrich e Edith Piaf.
Nuno Rodrigues sublinhou o facto de se tratar "de um LP concebido como tal e não uma mera compilação de discos de 78 rotações", tanto mais que só no ano seguinte Frank Sinatra editaria o seu primeiro álbum conceptual.
O LP editado pela Angel Records inclui "Uma casa portuguesa", "Lisboa não sejas francesa", "Fado da saudade", "Coimbra", e, em Espanhol, "Tani", "No tires indiré", "Dolce cascabelles", "Lé ré lé (Zambre del sacro-monte)".
Dos temas em Português ressalta "Coimbra", que Alberto Ribeiro interpreta no filme "Capas negras", que co-protagoniza com Amália Rodrigues.
A fadista tornaria este tema internacionalmente conhecido, tendo interpretado, em 1953, uma versão em Inglês, "April in Portugal", no programa televisivo "Coca-Cola Time", de Eddie Fisher.
Dois outros temas eram do teatro, "Lisboa não sejas francesa", da opereta "Invasão", que Amália interpretara em Lisboa, no Teatro Apolo, e "Uma casa portuguesa", uma criação de Maria da Conceição, que tinha sido um êxito numa revista em Moçambique.
"O LP reflecte de forma inequívoca a qualidade de uma artista cuja inigualável capacidade de interpretar - não só (o seu) fado, como qualquer outro tipo de repertório -, havia já exercido enorme sedução no público, e em particular junto do exigente e quase impenetrável meio artístico norte-americano", sublinhou Nuno Rodrigues.
Nesta gravação, Amália Rodrigues é acompanhada à guitarra portuguesa por Jaime Santos e à viola por Santos Moreira.
A edição em CD reproduz estas mesmas faixas remasterizadas e ainda quatro faixas-bónus, gravadas por Amália no ano seguinte, também para a Angel Records. As quatro faixas-bónus são "Solidão (Canção do mar)", "Antigamente", "Fallaste corazón" e "Por un amor", que integraram o LP "Amália of Portugal", em que a intérprete foi acompanhada por Domingos Camarinha (guitarra portuguesa) e Santos Moreira (viola).
