<p>Quando se trata de situar uma época da história da moda, há um acessório muito eficaz - os óculos de sol. Nos anos 30 surgiu o modelo 'aviador', nos anos 60 eram redondos e coloridos, na década de 80 cobriam grande parte da cara... Se sempre quis usar um modelo extravagante, faça destas férias um bom argumento para ser ousado.</p>
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Eles nasceram para nos proteger, mas sempre foram uma afirmação de estilo. O desenho de uns óculos de sol e a forma como se adaptam à fisionomia transmitem mensagens sobre as pessoas que os usam. Podem complementar um visual clássico, desportivo, 'vintage', artístico, intelectual ou 'trendy'.
Hoje revive-se a era do modelo Wayfarer, criado pela Ray-Ban no início dos anos 50. A par do óculos à aviador (um original da mesma marca), esta é uma das linhas mais vendidas em todo o Mundo. Há imagens clássicas que marcaram para sempre esta estética: Audrey Hepburn em "Breakfast at Tiffany's", John F. Kennedy, James Dean e Andy Warhol usaram-nos.
Ditam as regras da moda, que ela tenha o seu auge e declínio, a sua redefinição e revivalismo. É por isso que hoje os Wayfarers estão de volta, com design e cores actualizados.
Outro modelo extravangante é o dos Shutter Shades. Não têm lentes, por isso a maioria dos seus modelos não pode assegurar a protecção contra os raios UVA e UVB. O que estes óculos têm de invulgar é o facto de, sem lentes, fazerem o efeito de sombra sobre os olhos, tal como uma persiana numa casa. Alan Mikli criou-os nos anos 80 e desde sempre que estiveram ligados ao mundo da música. Naquela época, ganharam visibilidade num vídeo dos Simple Minds. Mais recentemente, voltaram, redefinidos, com Kanye West, em "Stronger".