O Conselho de Redação do jornal "Público" desconvocou o plenário marcado para, esta quarta-feira, a pedido dos jornalistas São José Almeida, Luciano Alvarez e Lurdes Ferreira, após a nomeação do novo diretor que "oferece todas as garantias".
Corpo do artigo
9546108
"Na sequência do anterior plenário, nós ficámos apreensivos com a situação e pedimos ao Conselho de Redação que agendasse um plenário. Por erro de comunicação, foi distribuída uma proposta que já tinha sido ultrapassada. Entretanto, a situação foi resolvida e o Público já tem um novo diretor. Hoje pedimos a suspensão do plenário, porque temos um diretor que oferece todas as garantias", disse São José Almeida, em declarações à Lusa.
9537948
De acordo com a jornalista, que frisou que a opinião é unânime entre os subscritores da proposta que havia sido entregue ao Conselho de Redação, o novo diretor do jornal, Manuel Carvalho, é "uma pessoa que conhece bem a casa" e que dá garantias de "rigor, independência e isenção".
Trata-se de "uma pessoa que tem um espelho grande da organização do jornal e tem um crédito grande e um grande prestígio a nível interno e externo. Foi uma solução rápida e excelente", afirmou.
Já sobre a nomeação dos restantes membros da direção, a jornalista garantiu não ter conhecimento, mas frisou que há "uma enorme tranquilidade e alívio na redação".
O anterior diretor do jornal, David Dinis, demitiu-se na sequência do despedimento do diretor-adjunto Diogo Queiroz de Andrade.
"O Conselho de Administração do Público decidiu, na segunda-feira, e após um processo de reflexão ao longo das últimas semanas, prescindir dos serviços prestados por Diogo Queiroz de Andrade, que desempenhava as funções de responsável da área digital e de Diretor Adjunto do jornal", lê-se num comunicado a que a agência Lusa teve acesso na segunda-feira.
A direção do Público era liderada por David Dinis e, além de Diogo Queiroz de Andrade, integrava Tiago Luz Pedro e Vítor Costa, que também apresentaram a sua demissão.
Sónia Matos é diretora de Arte do diário.
O Conselho de Administração do Público é presidido por Ângelo Paupério, tendo como vogais Cláudia Azevedo e Cristina Soares.
O diário é detido pela Sonaecom.