Um quadro de Van Gogh roubado, em 2020, nos Países Baixos foi devolvido, na segunda-feira passada, dentro de um saco da Ikea. Apesar de estar danificada, a obra ainda pode ser restaurada.
Corpo do artigo
A obra "Parsonage Garden at Nuenen in Spring" foi roubada a meio de uma noite de 2020 quando estava num museu em Amesterdão por empréstimo do museu de Groninger, situado na zona norte do país.
A pintura, avaliada em até seis milhões de euros, foi devolvida na segunda-feira a Arthur Brand, conhecido como o "Indiana Jones" do mundo da arte pelo seu trabalho de investigação e recuperação de obras de arte roubadas. A pintura foi devolvida, mas parece ter sofrido alguns danos.
"Não está em perfeito estado, mas pode ser restaurado", disse o diretor do Museu Groninger, Andreas Bluhm, em entrevista à AFP.
Bluhm alertou ainda para o facto de poder demorar alguns meses até o público poder voltar a ver a quadro do célebre pintor. Para o diretor do museu, os útimos anos foram uma "montanha russa de emoções", uma vez que a peça "é parte da identidade do museu e da comunidade".