Autores e edições de BD da Kingpin Comics em destaque na livraria portuense.
Corpo do artigo
Este sábado, às 16 horas, a livraria portuense Mundo Fantasma inaugura uma nova mostra de banda desenhada com a presença de Mário Freitas, Nuno Duarte, André Caetano e Osvaldo Medina para uma conversa e sessão de autógrafos. Intitulada "Colheita Criativa de 2024", centra-se nos três livros que a editora Kingpin Books lançou em 2024.
"O Punhal", com argumento de Nuno Duarte e desenho de João Lemos, Osvaldo Medina, Rita Alfaiate e André Caetano, acompanha o objeto que dá nome à obra em quatro momentos, entre 1916 a 2222, nos quais entrelaça destinos e revela segredos profundos.
Já "Fojo", a mais recente obra a solo de Osvaldo Medina, decorre entre as duas Grandes Guerras, algures no Norte de Portugal, numa povoação gelada, isolada pela neve. Um assassino, os lobos e os aldeões vão evocar acontecimentos passados e mergulhar numa espiral de violência, num relato cru sobre o quotidiano de uma aldeia.
Finalmente, "O Homem que sonhou o Impossível", é uma homenagem ficcionada do argumentista Mário Freitas a Jack Kirby, o maior criador de sempre dos super-heróis americanos. A ilustração está entregue a cargo do brasileiro Lucas Pereira e a história apresenta-nos Jack King, internado num lar de idosos, ainda um prodígio de imaginação, sempre a contar histórias fascinantes, mas cada vez mais acometido de cansaço extremo e perda de memória e motivação. Mas entretanto chega Mike, um auxiliar jovem e dinâmico que vai ajudar a recuperar o espírito de Jack e a sua estimada biblioteca.
A exposição, que inclui originais das três obras, está patente na galeria da Mundo Fantasma, no Centro Comercial Brasília, no Porto.