Música, cinema e teatro no festival das Caldas das Taipas.
Corpo do artigo
Do final deste mês e até setembro, nos Banhos Velhos não há forma de escapar à cultura. Entre concertos, cinema, tertúlias, teatro ou ainda uma noite de astronomia, são mais de duas dezenas as atividades propostas para estes quatro meses nas Caldas das Taipas, Guimarães.
O espaço Banhos Velhos foi balneário termal desde 1753 e manteve atividade até à década de 70. Após 30 anos ao abandono, foi restaurado em 2010 e renasceu enquanto Museu Cultural de Caldas das Taipas.
A música nacional é o foco do evento. O arranque está a cargo de Rita Vian e Marquise, a 6 de junho. A 4 de julho, Emmy Curl e Homem em Catarse tomam conta dos Banhos Velhos. Os concertos são retomados a 22 de agosto, com IBSXJAUR e Ganso. A 23 de agosto é a vez de Noise at Valve, Correr Andar e Theo, os novos talentos “Made in Tapas”. Mão Morta e Galeria Incerteza terminam os concertos desta 14.ª edição a 12 de setembro.
A peça teatral “A noite”, adaptada da obra homóloga de Saramago, é interpretada a 12 de julho pelo Grupo de Teatro Amador de Campelos. A iniciativa é movida pela vontade de descentralizar a cultura e torná-la acessível a todos – e toda a programação é de entrada livre.