Um "mergulho virtual" no universo artístico dos pintores Claude Monet e Gustavo Klimt, tendo como "tela" as Furnas da Alfândega do Porto, é a nova experiência imersiva que inaugura esta sexta-feira e que poderá ser visitada até 15 de novembro.
Corpo do artigo
A exposição "Impressive Monet & Brilliant Klimt", dois portentos da intemporalidade da pintura -, que ocupará os 1000 metros quadrados do subterrâneo da Alfândega, espaço cujo projeto de recuperação tem a assinatura de Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker da Arquitetura 2011, promete conduzir o visitante por uma autêntica viagem no tempo.
"Escolhemos criar uma mostra baseada na obra de dois pintores do século XIX que se notabilizaram em diferentes correntes artísticas: o francês Monet no impressionismo e o austríaco Klimt no simbolismo", adiantou ao JN Edoardo Canessa, mentor da iniciativa.
O empreendimento da Immersivus Gallery, a primeira galeria de experiências artísticas de submersão em Portugal, é gerida pelo atelier O Cubo, empresa que se tem destacado neste formato, quer a nível nacional quer internacional.
"Na verdade, o que é proposto, é que, ao longo de 30 minutos, o público passeie pelas obras como se fizesse parte delas. Os cinco corredores das furnas e respetivos arcos surgem pintados virtualmente, graças à utilização de hologramas combinados com uma projeção a 360 graus e servidas por um ambiente sonoro composto por grandes obras da música clássica, assinadas por nomes como Beethoven, Chopin ou Bach", diz Edoardo Canessa. E continua: "O visitante pode percorrer livremente esses espaços e descobrir nos vários recantos as pinturas a ganharem vida. É toda uma animação contínua", conclui.
Novidades nas furnas
"Impressive Monet" é uma reinterpretação das obras daquele que foi um dos impulsionadores do Impressionismo e que neste caso irá mostrar o que está para além da moldura, através de uma viagem pelo mundo de artista e pela sua busca interminável pela captura da luz. Já "Brilliant Klimt" traça o percurso pelos aspetos biográficos e pelo legado artístico do artista austríaco através da sua pintura icónica "O beijo", que servirá de fio condutor da viagem pelo trajeto artístico.
Cada um dos espetáculos tem uma duração de 15 minutos. E, entre eles, como sublinha Edoardo Canessa, "ressalta uma poética e um estilo diferentes".
Esta é a primeira de uma série de exposições temporárias que irão decorrer nos próximos quatro anos e que terão como mote a obra de diversos artistas.
"Tal como uma galeria clássica, também a Immersivus Gallery tem a sua exposição permanente, a experiência imersiva "Porto Legends", dedicada à história e às lendas da cidade, e agora dá início a um ciclo de exposições temporárias", explicou o diretor artístico .
Presentemente, a Immersivus Gallery tem em apresentação permanente, "Porto Legends", sobre a história e lendas da cidade, que estreou em setembro do ano passado e já foi visto por quase 25 mil pessoas.
"A nossa ideia foi transformar este espaço das Furnas, que iremos ocupar durante os próximos cinco anos, numa verdadeira galeria de arte imersiva. Depois de Monet e Klimt iremos convidar virtualmente uma série de outros artistas conhecidos para novas exposições temporárias", prometeu Edoardo Canessa.
Bilhetes custam 9 euros mas há descontos
A Immersivus Gallery pode ser visitada entre quarta-feira e domingo, das 10.30 às 20 horas. Os bilhetes simples custam 9 euros. Habitantes da Área Metropolitana do Porto, idosos, estudantes e jovens pagam 7 euros. No "Pack família" cada ingresso fica a seis euros. E há ainda a modalidade que inclui a exposição permanente e que dá 50% de desconto na exposição imersiva.