Diretor Jorge Veloso antecipa a melhor edição de sempre em Serralves, de 24 a 26 de maio. Cabeças de cartaz são Nelly Furtado, Keane e Alejandro Sanz. São esperados 40 mil espectadores.
Corpo do artigo
O North Festival arranca dentro de um mês, dias 24, 25 e 26 de maio, no Porto. Esta será a 6.ª edição, mas, ao contrário das anteriores, não irá ter lugar na Alfândega do Porto, mas sim no Prado do Parque de Serralves.
Os festivaleiros poderão contar com um cartaz muito diversificado, de forma a responder aos variados e distintos gostos musicais dos espectadores, que primam pela diversidade.
A cantora e compositora canadiana de origem portuguesa Nelly Furtado é a grande estrela, assim como a banda inglesa de rock alternativo Keane, que irá aproveitar o palco para celebrar as duas décadas do seu álbum com mais êxito, "Hopes and fears". Saliência, ainda, para o popular cantor espanhol Alejandro Sanz, conhecido pela sua relação fortíssima com a música flamenca.
Novo local em Serralves é maior
Com a troca da Alfândega do Porto pelo prado do Parque de Serralves, o North Festival poderá contar com uma maior afluência de espectadores, visto que o espaço é bastante maior, sendo capaz de albergar até cerca de 40 mil pessoas.
"O novo espaço é diferente, é mais amplo e dá para ter atividades paralelas, mas as pessoas podem ter a certeza de que a partir do momento que entram, a zona de street food e o Palco Sunset já estarão a funcionar , isto enquanto esperam pelos "headliners" no palco principal", disse ao JN o diretor do North Festival, Jorge Veloso.
"O nosso objetivo é projetar o North Festival internacionalmente e torná-lo uma referência europeia", disse Veloso.
Cinco áreas distintas
Os festivaleiros poderão contar com muito sol e cinco áreas distintas que estarão distribuídas pelo espaço. No prado inferior estará o palco principal, onde atuam os cabeças de cartaz e artistas mais predominantes. No prado superior será montado o Palco Sunset, a área VIP ficará à direita desse palco, com as casas de banho ao fundo do prado. A zona da restauração ficará logo à beira da entrada.
Além dos grandes cabeças de cartaz, o Festival vai ainda contar com muitos artistas de renome. No primeiro dia, encabeçado por Alejandro Sainz, atuam ainda Myke Towers, Maria Becerra, Iñigo Quintero e Nininho Vaz Maia.
No segundo dia, que fechará com a pop dos Keane, tocam Tom Odell, Birdy, The Reytons e os Plaza.
Para o último dia, que encerra com Nelly Furtado, há também Cláudia Leite, Bell Marques, Grupo Menos é Mais e Wiu.
O North Festival quer ainda certificar-se de que as necessidades de conforto dos participantes são atendidas, e para tal vai oferecer mantas a todos aqueles que quiserem desfrutar do "sol que se espera", ficando assim resguardados do eventual vento.
Bilhetes: de 55 a 150 euros
Os bilhetes para o North Festival têm preços variados. O passe geral de três dias custa 120 euros. O bilhete diário fica por 55 euros. Há ainda a modalidade de bilhete diários VIP que tem o custo de 150 euros.
A direção do North Festival sugere aos festivaleiros a utilização de transportes públicos devido à falta de estacionamento no local. A organização está em conversações com a STCP para estabelecer rotas e horários específicos de autocarros que sirvam os espectadores.