Pedro Matos tem 9 anos e o seu ideal de férias passa, numa idade em que a dimensão é importante, por fazer uma viagem no maior navio de cruzeiro do Mundo, e de preferência à volta do globo terrestre, com a sua família.
Corpo do artigo
"Conhecer todos os países, para lá estar (em cada um) uma ou duas semanas, sem guias nem nada" .
Não é que não goste de andar de avião, de onde às vezes também consegue "ver as cidades", mas são mais as alturas em que só vê "as nuvens". Já o meio de transporte náutico "é mais engraçado por conseguir ver o mar" e porque lhe permite conhecer cada país de forma mais aprofundada. Destinos de eleição: as Caraíbas e Miami. A primeira escolha "por ouvir falar" e não por qualquer fascínio especial pela triologia dos piratas contada por Hollywood, mas já a cidade norte-americana pelo gosto que tem em ver a série "CSI: Miami".
Confessa que também gostava de utilizar as piscinas do cruzeiro, por estarem "no meio do mar" e de dormir num barco, pois as poucas vezes que experimentou foi em viagens de curta-duração, como a ligação, de duas horas, entre a ilhas da Madeira e Porto Santo; ou daquela vez em que andou "num barco pequenino no rio".
Curiosamente, quando questionado se prefere a praia ou o campo, responde que gosta mesmo é da piscina por ser "mais confortável".
Enquanto o desejo de andar de cruzeiro não se concretiza, as férias do Pedro passam por uma viajem até à ilha Terceira, nos Açores, onde vive a avó, por Gondomar e talvez Faro. Enquanto aguarda, vai ficando por casa a ver televisão e a jogar computador. Ah, e no passado frequentou um "workshop" de terror onde aprendeu como se faziam alguns dos efeitos especiais dos filmes e até gostava de voltar a experimentar.