Autores oriundos de 14 países vão participar no Folio, Festival Literário Internacional de Óbidos que vai decorrer entre 9 e 19 de outubro. Entre eles destaca-se a presença de Raduan Nassar, escritor brasileiro de 82 anos contemplado no passado com o Prémio Camões.
Corpo do artigo
A presença de Raduan Nassar é o grande destaque da terceira edição do Folio, que vai decorrer em Óbidos entre 9 e 19 de outubro.
Avesso a qualquer tipo de exposição pública, Nassar é um nome mítico da literatura brasileira da segunda metade do século XX.
Apesar de ter publicado apenas três livros - "Lavoura arcaica", "Um copo de cólera" e "Menina a caminho" - e de se ter retirado da literatura em 1984 para se dedicar à agricultura. a sua importância na literatura de língua portuguesa é consensual. No ano passado, o autor foi contemplado com o Prémio Camões, o mais importante galardão literário da língua portuguesa.
São raríssimas as ocasiões em que Raduan Nassar aceita participar em eventos públicos. Apesar das múltiplas solicitações que recebe, prefere o recato ao contacto com a imprensa e leitores. Por isso, foi surpreendente a aparição pública que teve no ano passado ao defender a então presidente Dilma Rousseff dos ataques de que estava a ser alvo.
Sob o tema "Revoluções, revoltas e rebeldias", a edição deste ano do Folio vai receber autores provenientes de 14 países. Do Canadá, graças à parceria com o Festival Littéraire International de Montréal - Metropolis Bleu, chegam Anaïs Barbeau-Lavalette, Joseph Boyde, Rosemary Sullivan e Patrice Lessard.
Certas são também as participações de Laurent Binet, Viktor Sebestyen (da Hungria), dos colombianos Jerónimo Pizarro e Plínio Apuleyo Mendoza e dos espanhóis Fernando Aramburu, Dolores Redondo e J. A. González Sainz e César Antonio Molina.
A lista de convidados ainda não está fechada, mas a organização adiantou já alguns dos autores portugueses que vão participar, como Mário de Carvalho, Dulce Maria Cardoso, Mário Cláudio e Paulo José Miranda.