A fotografia de dois ratos à luta por comida numa plataforma do metro de Londres venceu na categoria de Escolha do Público, do Concurso de Fotografia do Ano de Vida Animal LUMIX.
Corpo do artigo
Sam Rowley é o autor da imagem mais votada pelo público entre uma seleção de 25 fotografias que não foram premiadas nas categorias principais do Concurso de Fotografia do Ano de Vida Animal, mas que são consideradas fotos fabulosas. No total, foram submetidas a concurso 48 mil imagens.
Os pequenos roedores são presença assídua na rede de metro londrina, correndo pelas plataformas e pelas linhas. Sam Rowley passou uma semana a tentar captar boas imagens, E, uma noite, "apanhou" dois ratinhos a lutarem por um pedaço de comida que um passageiro deixou cair no chão. Recebeu cerca de 28 mil votos, refere a organização do prémio no âmbito do anúncio do vencedor, esta quarta-feira.
Além da mais votada pelo público foram distinguidas as quatro mais comentadas: a denúncia da exploração de um orangotango, da autoria de Aaron Gekoski; o momento em que mãe e cria de jaguar retiram uma anaconda da água, no Brasil, de Michel Zoghzhogi; o momento ternurento de uma cria de rinoceronte com um guardião, no Quénia, por Martin Buzora; e um grupo de renas brancas do Ártico no meio da neve, de Francis De Andres.
As fotografias vencedoras do Concurso de Fotografia do Ano de Vida Animal estão expostas no Museu de História Natural de Londres.