Um grupo de 30 utentes dos centros ocupacionais da Lapa e de Aver-o-Mar, da Póvoa de Varzim, visitou esta sexta-feira a redação do "Jornal de Notícias" para cantar "as Janeiras". É a quinta vez que os jornalistas são brindados com a atuação.
Corpo do artigo
Sob a batuta do maestro Tiago Pereira, professor responsável pelo ateliê de Música dos centros ocupacionais, os músicos passaram a tradição e a cultura da Póvoa de Varzim, numa redação que consideram estar "atenta e preocupada com os assuntos da cidade e do Portugal real" e que valoriza os territórios e as histórias dos municípios.
Vestidos com trajes tradicionais e acompanhados por vários instrumentos musicais, desde o acordeão ao reco-reco, os séniores dos dois centros ocupacionais da Póvoa de Varzim animaram a redação do JN com três temas: "Lero, lero, lero", uma música tradicional do município, "Os pastores" e "Natal de Elvas".
"É um prémio para eles. É a realização de uma vida. Hoje são vedetas, são estrelas e ganham noção do sentido de utilidade", afirmou Nova Araújo, coordenador dos centros poveiros. Pela primeira vez, a atuação juntou os utentes dos dois locais destinados à comunidade sénior do município. Antes de visitarem a redação do "Jornal de Notícias", os músicos estiveram as instalações da RTP e da TVI, bem como o Hospital Militar. Na Póvoa, o grupo está a atuar nas várias instituições particulares de solidariedade social.
É a quinta vez que o grupo atua na redação do "Jornal de Notícias". A primeira visita foi em 2019, ainda na "Torre do JN", em Gonçalo Cristóvão. Depois do interregno forçado pela pandemia, os músicos poveiros voltaram a brindar os jornalistas com "as Janeiras".